Juramento do Biólogo

``Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz.´´

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Comportamento Alimentar - O comportamento predatório


Iludindo a presa

Em vez de ir ao encontro da presa, vários predadores atraem as suas presas, usando
mimetismos ou camuflagem ou ainda outras formas de armadilhas.

 Fonte da imagem: naturetheplacewhereyoulive.blogspot.com

Ao invés ficar o mais invisível possível e emboscar as suas presas, quais seriam as vantagens de exibir ornamentos de seda em ziguezague no centro da teia? Descobriu-se que esses ornamentos refletem os raios UV atraindo os insetos polinizadores os quais procuram essas pistas deixadas pelas flores.

 Fonte da imagem: drbachflower.blogspot.com

Selecionando o que comer

Na hora de comer muitas decisões são tomadas: para uma chitah, qual entre dezenas ela perseguirá? Para o ostraceiro, entre centenas de moluscos que escala de tamanho é mais interessante? E depois de abatida uma presa, o que fazer? Nem toda caça é deglutida por inteiro; é preciso cortá-la e consumir apenas músculos e gordura. Nem todas as partes do item alimentar são nutritivas, digeríveis ou atóxicas. Numa planta as folhas mais jovens são tenras e nutritivas em relação às mais velhas; deve-se comer os frutos maduros ao invés dos verdes que são amargas, etc.
 
Bugio: forrageia folhas palatáveis discriminando as tóxicas e de baixo valor nutritivo

Fonte da imagem: viajeaqui.abril.com.br


Otimização Comportamental

A teoria do forrageamento ótimo prediz que um determinado indivíduo realiza níveis de escolha, não mutuamente exclusivos, para a obtenção de alimento e para isso, leva em consideração a relação de custo e benefício do comportamento empregado.
 Os corvos que comem moluscos comem moluscos com conchas precisam abri-los para acessar o conteúdo. Diferentemente do ostraceiro que abre a conchas com o bico esses corvos voa carregando o alimento e os solta contra uma superfície dura! Zach observou que os corvos procuram moluscos entre 3,5 a 4,4 cm e uma altitude de 5m ou mais diminui bastante o numero de tentativas para abrir as conchas. Se puder, ele escolherá os moluscos maiores que os soltará de uma altura máxima de 5m, economizando energia para o vôo.

Fonte da imagem: circulodaluanova.blogspot.com


Presença de predadores

Durante a procura de alimento, esse mesmo animal pode ser o alvo de outro predador. Os riscos de predação do predador é outro custo adicional que deve ser contabilizado. As formigas cortadeiras coletam folhas para cultivar os fungos dos quais a colônia toda se alimenta. O cultivo da espécie de interesse depende do combate que é feito de espécies concorrentes e para isso as operarias regurgitam uma solução bacteriana. A bactéria produz um fungicida especifico e garante a cultura desejada que depende de um constante suprimento de folhas.
O problema é que a colônia de formigas está sujeita a uma mosca parasita que, durante o dia, põe ovos no corpo de suas vitimas, escolhendo as de cabeças grandes. Esses forídeos ficam próximos aos ninhos de saúvas, atacando as formigas em suas trilhas, olheiros ou área de forrageamento. A eclosão das larvas é fatal para o hospedeiro e, portanto, devem ser evitadas. As moscas são diurnas e todas as classes de tamanho de formigas saem para coletar no período noturno, e durante o dia, observamos apenas as formigas de cabeça menores (do que 1,8 mm) que são ignoradas pelas moscas.

Fonte da imagem: fumace.net

Capturando a presa        

Entre os animais predadores, o tamanho da caça está intimamente associado com a estratégia de caça: os cães africanos caçam sozinhos, gazelas de Thomson e gnus jovens, mas em grupo, abatem presas muito maiores como gnús s e zebras adultos. Leões solitários caçam zebras ou gnus com 15% de sucesso em relação aos ataques totais mas, em grupo de seis a oito, esta taxa aumenta para 45%. Em grupo realizam táticas de captura múltipla, mas sozinho, atacam apenas um único alvo.

Fonte da imagem: ciencia.hsw.uol.com.br


Fonte: Apostila de etologia 2007, prof(a) Dra Silvia Mitiko Nishida Depto de Fisiologia





Nenhum comentário:

Postar um comentário