Juramento do Biólogo

``Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz.´´

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Fogão solar - sutentabilidade no sertão





                         Imagem do fogão solar de caixa quente (fonte:osolnapanela.blogspot.com)


O sertanejo conviveu por muito tempo com secas, calor e sofrimento, no entanto hoje tem aprendido a conviver com esses fatores, uma prova disso é a ideia de tornar o seu maior inimigo em aliado com a construção do forno solar. O fogão converte a energia solar em calor para a preparação de alimentos, representando economia para o bolso do sertanejo e a conservação dos recursos naturais a medida que evita desmatamentos na busca pela lenha. Há dois tipos fundamentais de Fogão Solar: de caixa quente e concentradores parabólicos (em forma de antena parabólica).
O fogão solar não elimina o uso do outro tipo de fogão convencional, pois não é possível ser utilizado em dias de chuvosos ou à noite.O tempo de cozimento é maior no fogão solar, e isso aliado a outros fatores como ter que cozinhar fora de casa e a aparência estranha do fogão acabam dificultando a adaptação com essa nova tecnologia. A dificuldade é uma questão de mudança de hábito, e o mesmo esta ligado a raizes culturais implantadas ao logo de muitos anos, e que devem ser repensadas. Lembrando que temos um projeto pioneiro implantado no povoado de Areias, a 3 km da matriz de Uiraúna, no estado da Paraíba.

Mais informações sobre o fogão solar e sua confecção click aqui:
http://www.pimenet.org.br/mundoemissao/ecologiasolar.htm
http://solarcooking.org/portugues/funnel-pt.htm 

Nenhum comentário:

Postar um comentário