Juramento do Biólogo

``Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz.´´

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Uma bela pesquisa do grande Biólogo Kleber Del Claro

Olá pessoal apresento a vocês o grande Biólogo brasileiro Kleber Del Claro doutorado em Ecologia pela Unicamp, suas pesquisas tem ênfase em Ecologia de Interações e Comportamental. 

                                          Kleber Del Claro

Seu livro "Comportamento Animal, uma introdução à ecologia comportamental" traz varias dicas para quem quer ingressar no estudo do comportamento animal, dentre os seus relatos Kleber conta como foi a sua primeira pesquisa na área.














Depois de pedir autorização expressa a Kleber e receber a sua autorização, resolvi publicar  um resumo dessa bela pesquisa científica sobre mimetismo batesiano para todos os amantes da Biologia. Desde já deixo meu muito obrigado a Kleber por permitir a divulgação dessa pesquisa e também por enriquecer a ciência com seus estudos e publicações.  

Um caso de mimetismo batesiano entre o ``besouro saltador´´ e o ``besouro serra-pau´´

Nesta relação chamada de mimetismo batesiano, um animal que tenha alguma característica desagradável para seus predadores serve de "modelo" a outros animais, que nada têm de ruim ou desagradável poderem imitar, e assim também se defender de seus predadores. O imitador é conhecido como "mímico".

 
 -Á esquera, Homophoeta octoguttata (Alticinae), um besouro tóxico, impalatável (modelo Batesiano) e à direita seu mímico Adesmus colligatus (Cerambycidae). Fotos: Kleber Del-Claro.


Em 1991 o pesquisador brasileiro Kleber Del Claro, publicou o seu primeiro estudo na área de ecologia comportamental, um caso de mimetismo batesiano,  entre um besouro Aticinae, Homophoeta octgoguttata (besouro saltador) e seu mímico, um besouro Cerambycidae, Adesmus colligatus (serra-pau).
Kleber Del Claro Observando esses animais no campo, pode perceber que eram muito semelhantes em morfologia, coloração e que ocorriam nos mesmos ambientes, horários e época do ano. Estudos de outros colegas indicavam que esses besouros-saltadores eram animais impalatáveis, tinham substâncias tóxicas em seu corpo. Portanto, bons modelos para algum outro inseto, que os quisesse imitar, aproveitando-se da semelhança com um animal ruim para enganar predadores em comum.
Kleber descobriu que lagartos Tropiduridae como Tropidurus itambere, eram comuns na área de estudo e se alimentavam de insetos, tais como besouros e formiga.  Eram de fácil captura e manipulação em laboratório, condição ímpar para a execução de uma bateria experimental.
Então começaram as experiências, Kleber comprovou que os modelos são realmente impalatáveis e que os mímicos são palatáveis e, portanto, podem ser predados pelos lagartos", faltava comprovar que predadores visualmente orientados confundem mímicos com os modelos e os rejeitam". Para que a previsão fortalecesse a hipótese mimética, os lagartos teriam que comer a larva palatável, uma larva de besouro palatável, antes e depois do contato com modelos e mímicos. Isso demonstraria que não estavam nem com fome e nem já saciados, respectivamente. Mas, os lagartos teriam, fundamentalmente, que rejeitar o modelo e o mímico. Isso demonstraria que uma "escolha" foi feita. E foi exatamente isso que ocorreu. Os lagartos inexperientes ao tentarem capturar os modelos (besouro-saltador) os cuspiam e pousavam a boca vária vezes na areia do fundo do terrário e não se aproximavam mais da presa. Quando os Tropidurus viam os mímicos (serra-paus), se aproximavam, examinavam e recuavam, portanto rejeitavam os mímicos, realmente confundiam os mímicos com os modelos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário